quarta-feira, 30 de março de 2022

PORTUGAL 2 X 0 MACEDÔNIA - Seja bem-vindo, Bruno Fernandes

Ok, não era preciso sofrer tanto, mas já que foi este o fado, cantâmo-lo como sempre. Foi a terceira repescagem das últimas quatro Eliminatórias e, pela necessidade, Portugal mostrou mais talento, com marchinhas e bailaricos, em vez do fado sofrido, que é tradicional. E assim manteve o pleno para estar pela sexta vez seguida no Mundial!

Com um meio-campo leve (o mesmo que venceu os turcos), a proposta era ir para dentro desde cedo pra evitar que os macedônios colocassem correria, mas a marcação alta dos de Blagoja Milevski encurtou os espaços dos pés pensantes portugueses, colocando no jogo velocidade e intensidade que a Turquia não fez, chegando de maneira mais consistente no campo de ataque.

Como o jogo é disputado por humanos, o afã inicial foi passando e Portugal, tendo a bola no chão e talento para fazê-la rolar a seu gosto, passou a frequentar a intermediária cm mais frequência. Para ajudar, Stefan Ristovski, que disse na coletiva que tinha um pouco de português, foi um dos nossos de coração e deu uma cruzada de bola que não seria capaz nem nos seus piores dias de Sporting, e olha que foram muitos. Bruno Fernandes interceptou, tocou para o CR7 e se colocou para receber do capitão, que atraiu dois marcadores e devolveu com a doçura de um pastel de natas para o 11 abrir os serviços e estabelecer o placar com o qual as representações foram para o balneário.

No segundo tempo, precisando do resultado para operar um novo milagre, a turma dos Balcãs adiantou a marcação para novamente acelerar o jogo e reeditar as condições do início da partida, com até sete de branco no campo de ataque. Como aconteceu naquele jogo em que roçou o miserável com a Sérvia e que enviou os lusos para o purgatório da repescagem, Portugal errava passes nos poucos espaços que tinha. Contra os vizinhos dos macedônios, os de Fernando Santos não conseguiram encaixar um contragolpe. Mas ontem havia Pepe.

Aproveitando-se da leveza lusa, a Macedônia, que subia com quatro no meio e três na frente, projetou-se com seu melhor jogador, Bardhi, que tinha Miovski e Churlinov entre os zagueiros. Neste momento, Danilo e Pepe fecharam a porta a Miovski e Nuno Mendes afunilou para inviabilizar o passe para Churlinov. Cancelo baixou para apoiar Danilo e Pepe, à perfeição, tirou a bola de Bardhi. Bruno Fernandes puxou o contragolpe, limpou para Bernardo Silva e se mandou contra os desarrumados macedônios. A bola andou pelos pés de Otávio e do apagado Diogo Jota, que encontrou Bruno Fernandes livre à frente do goleiro. O passe foi para os pés do 11 e, de lá, para coroar o futebol leve e solto de uma seleção que, quase não a tempo, entregou o futebol que lhe é exigido. Aquela seleção rude e carrancuda deu lugar a um time com ideias arejadas e, empolgação à parte pela classificação sofrida, chega com a moral renovada e com novos nomes para fazer muito.

No fim das contas, um caminho sem margem de erro obrigou Fernando Santos a abandonar o pragmatismo de um time engessado. Deixe-nos sonhar, mister.
Diogo Costa: poderia ter resolvido umas palavras cruzadas no meio do jogo;
João Cancelo: o melhor lateral do mundo (nas duas, Fds!) não poderia ficar fora da Copa;
Pepe: é o tipo de jogador que você ama se joga no seu time. Joga no time do meu avô e na minha seleção. Então, EU TE AMO, PEPE!
Danilo: Rúben quem?
Nuno Mendes: não atrapalhou, o que é um grande avanço!
João Moutinho: que belíssimo trinco nos apareceu, João!
Otávio: nem me lembrei que joga no Porto. Que achado! Obrigado, Brasil, por deixar para nós!
Bruno Fernandes: belíssima estreia na Equipa de Todos Nós;
Bernardo Silva: brilhante até quando não apareceu. Não tem nenhuma Bola de Ouro? Azar da Bola de Ouro!
Diogo Jota: olha, pá... estamos na Copa e meu humor está ótimo. E ajudou seu passe teleguiado para o golo que mais pareceu um bilhete para o Catar. Mas mais uma partidas dessas, ai ai ai!
Cristiano Ronaldo: o dono desta caralha toda! Irá à quinta Copa, será o primeiro a marcar em cinco diferentes e entrará entre os 10 maiores marcadores. Tudo isso sendo campeão do mundo! E que vá pro caralho quem duvidar!
Reservas que entraram: nem vi, mas estão de parabéns!
Fernando Santos: não precisávamos sofrer tanto, mister, mas agora sabes que podemos jogar mais do que o básico.
Aos que duvidaram: que vão todos pro caralho!

Sem comentários:

Enviar um comentário