sexta-feira, 22 de junho de 2018

VAR à parte, Brasil decepciona no arranque da Copa


O Brasil fez uma estreia abaixo da crítica contra a Suíça. O time do Tite deu a impressão de que nunca jogou junto na vida. Dois dos protagonistas, senão os principais, fizeram um jogo para esquecer. Ou melhor, para lembrar de que, desde 2014, Neymar e Paulinho não fizeram uma só partida que prestasse com a camisa do Brasil em mundiais. É cedo? Talvez, mas já entra para a conta. O volante, inclusive, perdeu a posição para Fernandinho durante a Copa do Mundo de 2014.

Neymar, novamente, não jogou absolutamente nada. É verdade que falta ainda ritmo de jogo ao atacante, que fez apenas uma partida inteira desde que foi submetido a uma cirurgia no dedinho, mas não foi por causa de alguma precaução inconsciente que o camisa 10 jogou mal. Ele prendeu a bola, se jogou, cavou faltas, encenou dores improváveis e foi mais um peso a ser carregado do que o condutor da equipe. De fato, apenas Phellipe Coutinho, que fez um golaço, teve atuação digna de nota.
É certo que nenhum favorito jogou bem na primeira rodada, mas a impressão que ficou é que o Brasil regrediu dois anos, mesmo não tendo o VAR usado para apontar a clara irregularidade no gol suíço, além de um pênalti discutível a ser marcado no nulo Gabriel Jesus. No entanto, não dá para notar que o desempenho foi muito abaixo do esperado. O hexa, amigos, pode acontecer, mas a Seleção precisa progredir demais, demais. E Neymar precisa estrear em Copas.

Sem comentários: