sábado, 24 de agosto de 2019

Benfica 0 x 2 Porto - não foi por falta de aviso




Uma partida para se esquecer do Benfica contra o Porto. Ou melhor: uma partida para nunca se esquecer. Se houve um treinador feliz desde o começo, este foi Sérgio Conceição, que armou seu time para explorar os defeitos defensivos que a equipe da Luz apresentou em todas as partidas nesta temporada. 

Zé Luiz, um touro, dominou a dupla Ferro-Dias. Marega abriu em cima do desastroso Nuno Tavares, que tem sido o calcanhar de Aquiles encarnado na temporada. Luiz Diaz não deixou Florentino respirar, matando a saída de bola do Benfica, que tinha a posse, mas são sabia o que fazer com ela. Romário Baró ficou em Grimaldo, jogando Rafa para o meio, onde Danilo era rei e o que passava parava em Pepe. O resultado disso foi que o forte do Benfica de Bruno Lage, que são os corredores com Rafa e Pizzi, ficaram fechados. Como desgraça pouca é bobagem, o 21 fez, seguramente, sua pior partida em anos, muito em função de não haver quem combinasse jogadas com ele.

No segundo tempo, o Porto deu espaço e especulou, tendo em Pepe o melhor jogador em campo, anulando um inoperante Raúl De Tomas. Quando quis dar mobilidade no ataque colocando Chiquinho, Lage, que já tinha perdido Samaris por lesão, tendo que puxar Pizzi para a posição do 6, perdeu o 19, que sentiu a coxa e só fez número em campo. E poderia ser mais, não fosse a ruindade de Marega, típico caso de jogador que é melhor sem a bola e que precisou de duas chances claras para matar o jogo.

A lição que fica para Bruno Lage é que nem sempre será possivel vencer jogando mal como jogou. As vitórias por 5 a 0 sobre Sporting e Paços de Ferreira esconderam defeitos, sobretudo os defensivos de Nuno Tavares, e a conta chegou na primeira derrota do treinador pela Liga desde que assumiu o time no fim do primeiro turno do campeonato passado.

Para Sérgio Conceição, porém, pode ser a redenção que precisava para remontar o time, que perdeu peças importantes e nada melhor que uma vitória incontestável num clássico para fazê-lo em paz.

Sem comentários: