quinta-feira, 18 de julho de 2013

A majestade do Majestoso

Por Vinicius Carrilho*
Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Lento, Morto Muito Louco, Iceman... Estes são apenas alguns apelidos que Danilo ganhou ao longo de sua carreira. Seu jeito introvertido, somado ao seu estilo de jogo cadenciado, fizeram muitos torcedores perderem a paciência com ele, o acusando de sumir nas partidas. Porém, seu poder em decisões fazia com que todos esquecessem os nomes mais maldosos e se unissem em apenas um codinome: Zidanilo.

Mineiro de São Gotardo, o meio-campista - ao melhor estilo mineirinho- fez o que poucos conseguiram: agradar as torcidas de São Paulo e Corinthians. Somando as conquistas pelos dois clubes, Danilo tem em sua estante nove taças, sendo cinco pelo alvinegro e quatro pelo tricolor. Porém, o jogador costuma se destaca mesmo é no confronto direto entre as equipes.

Ao todo, o jogador disputou 19 vezes o chamado “Clássico Majestoso”, saindo como vencedor em 11 oportunidades. Decisivo, balançou as redes oito vezes, sendo cinco pelo Corinthians e três pelo São Paulo.

Sua estreia no confronto aconteceu pelo Campeonato Paulista de 2004, atuando no São Paulo. O primeiro gol ocorreu no campeonato estadual seguinte. Dali em diante, Danilo disputou mais cinco partidas pelo Tricolor, marcando dois gols. Sua passagem pelo Morumbi durou de 2004 até 2006.
AGENTE DUPLO Danilo comemora gol no Majestoso,
em 2004. Foram oito em 19 clássicos
Após se aventurar no futebol japonês, o meio-campista retornou ao Brasil, em 2009, para jogar pelo Corinthians. Seu primeiro Majestoso pelo lado alvinegro aconteceu no Paulista de 2010 e o jogador já deixou sua marca. De lá até agora, mais 11 jogos contaram com a presença do jogador no lado corintiano e ele balançou as redes do tricolor em quatro oportunidades.

Com 34 anos, Danilo sabe que o fim de sua carreira se aproxima. Consagrado, o atleta curiosamente não tem nenhuma convocação para a Seleção Brasileira, porém possui em seu currículo algo até mais difícil do que o selecionado nacional: conseguir agradar aficionados de dois clubes rivais. Seu estilo de jogo - semelhante ao dos grandes craques, onde quem corre é a bola - ainda deve o render mais alguns anos no futebol e ele continuará brilhando, sendo decisivo e se consolidando como a grande majestade do Majestoso.

Números do meio-campista Danilo no Majestoso:
Jogos: 19 (12 pelo Corinthians / 7 pelo São Paulo);
Gols: 8 (5 pelo Corinthians / 3 pelo São Paulo);
Vitórias: 11 (7 pelo Corinthians/ 4 pelo São Paulo);
Derrotas: 3 (todas pelo Corinthians);
Empates: 5 (3 pelo São Paulo/ 2 pelo Corinthians);
Média de gols: 0,4 por jogo.


* Vinicius Carrilho tem 22 anos, é jornalista, 
morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.

Sem comentários: