quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Goodbye, bafana

por Vinicius Carrilho*

Um dos maiores seres humanos que já passaram pela Terra se foi. Aos 95 anos, Nelson Mandela deixou o mundo. Diante de sua grandeza, qualquer texto escrito passa a ser pequeno ou insuficiente. Logo, nos resta apenas aprender um pouco com um compilado de frases ditas por ele, durante toda sua vida, transformadas em texto:

“Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando. Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado. Aprendi que a coragem não é a ausência do medo, mas o triunfo sobre ele. O homem corajoso não é aquele que não sente medo, mas o que conquista esse medo. Uma boa cabeça e um bom coração formam sempre uma combinação formidável.

Devemos promover a coragem onde há medo, promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero. Nosso grande medo não é o de que sejamos incapazes. Nosso maior medo é que sejamos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, que mais nos amedronta. Nos perguntamos: "Quem sou eu para ser brilhante, atraente, talentoso e incrível?" Na verdade, quem é você para não ser tudo isso? Bancar o pequeno não ajuda o mundo. Não há nada de brilhante em encolher-se para que as outras pessoas não se sintam inseguras em torno de você. E à medida que deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.

Sonho com o dia em que todos levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos. Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração. Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar. A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.”

A humanidade pode não ter aprendido boa parte disso, mas agradece sua sabedoria, Nelson Mandela.

*Vinícius Carrilho é osasquense, maloqueiro, sofredor e gostaria
de ganhar a vida contando piadas, mas o Corinthians tem feito
isso por ele e, depois de ontem, talvez nem se lembre que tem 22 anos.

Sem comentários: