quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sem espaço para surpresas

E Dunga convocou a Seleção Brasileira para o último amistoso antes da Copa, contra a Irlanda, dia 02 de março, que será disputado em Londres.

Sem novidades na lista, o selecionador nacional promoveu a volta do cruzeirense Gilberto, que vem atuando na meia, mas será aproveitado na lateral-esquerda, muito em função da falta de opções para o setor. No mais, foram chamados jogadores que já vinham fazendo parte das listas anteriores.


NOVIDADE Meia do Cruzeiro volta às contas do selecionador
 nacional (Washington Alves/Vipcomm)
Cogitou-se a volta de Ronaldinho Gaúcho, que reencontrou no Milan a alegria e o bom futebol dos tempos de Barcelona, além do debute do garoto Neymar, o mais novo astro do futebol brasileiro.

Particularmente, eu pouco acreditei que um dos dois fosse chamado. Dunga tem o grupo quase fechado e, a exemplo do que aconteceu com o Scolari, que deixou Romário de fora em 2002, não deverá correr o risco de "perder o grupo", preterindo alguém que esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis da caminhada rumo à Africa do Sul.

Neymar acaba de surgir no cenário nacional. Se o técnico estivesse propenso a levá-lo, o teria feito agora, até para conhecer de perto seu talento, que é gigantesco e, principalmente, seu comportamento. Como não o fez, não creio que a joia do Santos esteja em seus planos.


FORA DAS OPÇÕES Neymar (primeiro da fila) ainda não foi convocado por Dunga
Ronaldinho Gaúcho, por sua vez, já esteve no grupo. Foi um dos três jogadores acima da idade limite na Olimpíada de Pequim. Como de costume, sucumbiu à tarefa de comandar a Seleção.

Dunga - sabe-se - é disciplinador. Esteve, na condição de comentarista da TV Bandeirantes, presente na Copa da Alemanha, onde assistiu de perto à esbórnia que foi o Brasil. Ronaldinho vem sendo acusado pela imprensa italiana de comandar algumas "festinhas"em Milão.

PROBLEMA É FORA DE CAMPO Mesmo em grande fase, craque
do Milan não deve ir à Copa (Alessandro Garofalo/Reuters)
 
Logo, a convocação parece-me sintomática. Exceto por alguma contusão de última hora, pouco deverá mudar a lista final. Isso se mudar. Pelo visto, ainda restam dúvidas na lateral-esquerda e no gol, posições, aliás, que nem o craque do Milan nem o prodígio santista exercem.

Ah, Ronaldo Fenômeno? Sem chance!

Sem comentários: