quinta-feira, 1 de abril de 2010

Gênios da Bola IV - Enéas

Enéas Camargo foi um dos maiores jogadores não só da história da Portuguesa, mas de todo o Brasil. Só não foi maior porque lhe foi sonegado, primeiro por Zagallo, depois por Claudio Coutinho, o direito de brilhar em Copas do Mundo. Era genial. Às vezes "dormia" em campo, passava despercebido 20, 30 minutos, mas quando acordava...
.
Craque na essência da palavra, é o segundo maior artilheiro da Lusa. Foram 179 golos. Perde apenas para Pinga I, que na década de 50 anotou 284 golos para a rubroverde. Foi para a Itália, mas não se houve muito bem na terra do calcio, onde defendeu o pequeno Bologna. Voltou ao Brasil pra defender o Palmeiras, mas o joelho machucado ainda na Itália não permitiu que fosse o mesmo craque da época em que envergou a camisa lusa.
.
Depois do Palestra, perambulou por equipes menores. Quando defendia a Central Brasileira, de Cotia, entrou com seu Monza sob uma carreta na av. Cruzeiro do Sul, em São Paulo. Corria o mês de agosto de 1988. Quatro meses mais tarde, em 27 de dezembro, parava de bater o coração do craque que desligava.

Sem comentários: