terça-feira, 30 de novembro de 2010

Paixão dividida

por Tiago Albino*

No jogo de domingo, na Arena Barueri, o Palmeiras enfrentou o líder do campeonato apenas para cumprir tabela, mas o que chamou a atenção foi a atitude da torcida palmeirense em relação ao próprio time e o adversário.

Em da torcida alviverde apoiar o time da casa, ela incentivou a perda da partida para não favorecer um time rival, o Corinthians, que está a um ponto do líder e que jogava no mesmo horário, contra o Vasco, no Pacaembu.

Bom, tá certo que rivais são rivais, mas cadê a ética? O engraçado de se pensar é que as pessoas gastam dinheiro para ir ao estádio, algumas se deslocam de longe e, em vez de apoiarem o time, pedem para que os jogadores entreguem o jogo. É melhor ficar em casa.

No momento em que o atacante do Palmeiras, Dinei, marcou o gol da equipe paulista, só faltou os torcedores palmeirenses invadirem o campo para bater no sujeito. Detalhe: foi um golaço. Agora, quando o Tricolor fez o gol de empate e consequentemente virou para 2 a 1, foi uma festa no estádio inteiro, principalmente por parte da torcida do Palmeiras. Parecia o título da Copa Sul-Americana que a equipe paulista deixou de ganhar, quando perdeu de virada para o Goiás, pelo segundo jogo da semi-final, em pleno Pacaembu. Mas isso foi outra história, vergonhosa, por sinal.

O ponteiro do certame só não goleou o Palmeiras devido às defesas do goleiro Deola, que encarnou o São Marcos e evitou outro vexame. A indignação foi ver os palmeirenses xingando o goleiro a cada defesa importante que fazia, chegando até a jogar copos d’água na pequena área.

Portanto, deixo aqui os meus parabéns para o goleiro verde, que mostrou, acima de tudo, a grandeza que tem o Palmeiras e, para si mesmo, ter ética.

No final das contas, o tradicional time do Rio ganhou e está a uma vitória do título e ambas as torcidas fizerem a festa. Já o Corinthians ganhou por 2x0, mas depende de um tropeço do clube das Laranjeiras, na última rodada, além de vencer o seu jogo, para ser campeão.

*Thiago Albino, 19, é estudante de Jornalismo.

Sem comentários: