terça-feira, 22 de março de 2011

O enterro do amor

Depois de tentar descansar, levantei-me da cama e me vesti respeitosamente. Meus olhos, vermelhos e inchados, denunciavam uma noite não mal dormida, mas em claro. Resolvi não colocar meus óculos escuros, pois não fazia a menor questão de escondê-los.

Saí calado, meditabundo. Nossas lembranças passavam em meus sentidos como um filme sem começo, nem meio, mas com final. Eu estava indo enterrar o amor.

Quando cheguei, cabisbaixo, pude notar nossos amigos todos lá. Queriam me confortar, cada um como podia, embora ninguém pudesse. Um abraço. Um gesto. Uma palavra. Ou o silêncio. Nada podia aliviar minha dor. Honestamente, preferi apenas ouvir o silêncio, pois não havia o que dizer, nem o que ouvir.

Nas paredes, coroas de flores homenageavam os momentos, alegres ou não. Afinal, o amor não está apenas nos momentos felizes. É na tristeza que ele tem o seu sentido em plenitude. Em momento algum me aproximei do féretro. Não era essa a imagem que eu queria levar na retina. A lembrança que eu quis cultivar era outra, a de um amor forte, eterno. E isso ele era mesmo. Forte como eu nunca imaginei poder sentir.

Claro que eu nunca fui prepotente a ponto de achar que era o maior amor que já se houve, mas eu não conheci outro tão grande quanto. Tudo bem, pode ser que o meu amor fosse como o rio que corta a aldeia do Alberto Caeiro, mas o fato é que era imensurável. Quanto maior é o amor, mais dolorosa é sua partida. O ocaso sempre é difícil. Custa-nos a alma admitir que ele está doente, que irá nos deixar, que está morrendo.

Quando a última pá de terra o cobriu, o único som que ouvi foi o que vinha do vazio do meu peito. Sequer vi alguém à minha volta. No mesmo silêncio, caminhei sozinho de volta para casa, tão vazia quanto meu coração. Lá chegando percebi o meu engano: o que eu enterrei foi a esperança; o amor voltou comigo.

6 comentários:

Cynara disse...

Que profundidade sutil! Adoro a gradação, Marcos! Muito bom, não votei, pois não gostei das opções.

Amandita disse...

Há tantos enterros que poderíamos descrever, na verdade, eu acho que todos os dias enterramos e reconhecemos o não enterro de outras.
Beijão.

Caio di Pacce disse...

Animal e emocionante. Faço minha as suas palabras.
Abs, amigo!

PABLO CALOR disse...

LEGAL O BLOG! JÁ TO SEGUINDO! SIGA O MEU TAMBÉM!

pablocalor.blogspot.com

Luciano Filho disse...

caramba!!!

sensacional!!!

me arrepiei com o texto...

IMPÉRIO DOS DEUSES Olimpianos disse...

Nossa, me surpreendi com o final d=feliz!
Inevitavelmente me lebrei Back to Black de Amy Winehouse, que é brilhante como o seu texto.
Parabéns Portugal.
Um beijão,
Sarah Micucci
http://imperiodosdeuses.blogspot.com/