quinta-feira, 1 de maio de 2014

E as lágrimas ainda teimam em cair



Neste Primeiro de Maio de 2014 faz 20 anos que as manhãs de domingo perderam a graça. Naquele Dia do Trabalho de 1994, a Williams de Ayrton Senna da Silva encontrou o muro da Tamburello, no GP de Ímola, San Marino, e colocou fim à trajetória do mais brilhante e visceral piloto que o automobilismo mundial já viu. 

Ayrton Senna foi mais que um esportista. Ele foi o Brasil que deu certo. Era competitivo sem ser desleal. Não aceitava jogo de equipe, mesmo que isso custasse o campeonato, como em 1992, quando passou a temporada brigando com seu companheiro de equipe - e maior rival - Alain Prost, e o título ficou com Nigel Mansell.


Quando morreu, Senna estava na primeira colocação, na sétima volta, sendo pressionado pela Benetton de Schumacher, que conquistaria, naquele ano, o primeiro dos seus sete títulos mundiais. Bicampeão em 90 e 91, nos anos seguintes ele assistiu à supremacia das Williams, com Mansell e o próprio Prost sendo campeões.

No ano seguinte, finalmente foi para a escuderia inglesa, mas justamente naquele ano a Williams tinha um carro ruim, praticamente indomável. Para piorar, a Benetton de Schumacher voava. Não que o maior de todos os tempos sentiria a pressão para vencer um novato, mas é fato que a equipe se apressou para entregar um carro menos ruim, mas acabou precipitando o acidente que vitimou o tricampeão.


É impressionante como, mesmo passados 20 anos, a agonia ao ver as imagens do GP de San Marino é a mesma daquele Primeiro de Maio de 1994. Ainda há o desejo involuntário de frear o carro antes de chegar à Tamburello, de pedir em pensamento para que não fique tão aberto na tomada para fazer a curva à esquerda que nunca foi feita. E as lágrimas ainda teimam em cair.


Imagens: Kaith Sutton

1 comentário:

Adriano Matos disse...

Realmente as emoções de hoje coincidem com as de vinte anos atrás. É estranho sentir tanta comoção por alguém que não é da nossa família, mas é como se fosse, pois sempre chegava voando para o almoço de domingo ! Um exemplo de ser humano, que nunca será esquecido !