sábado, 6 de julho de 2024

BRASIL - Tragédia anunciada... Ou não!

Por Waldir Manoel do Nascimento*

LINHAS TORTAS Suspensão de Vini Jr abre caminho para a titularidade
de Endrick (
Pedro Loureiro/Eurasia Sport Images/Getty Images)

Longe de mim cair na vala comum de dizer que o futebol é uma caixinha de surpresas. Mas que é, é. E tudo pode acontecer quando Brasil e Uruguai entrarem em campo na noite deste sábado, às 22h, pelas quartas de final da Copa América dos Estados Unidos. Mas existe um favorito para o confronto e ele veste azul. mais precisamente azul celeste.

Levando em conta os últimos resultados e o rendimento da equipe uruguaia comandada por Marcelo Bielsa, comparada ao time brasileiro de Dorival Júnior, creio que não há quem conteste que o favoritismo celeste seja real. Uma equipe de ótima qualidade técnica, bem montada e intensa. Como time, é bem superior que o seu adversário desta noite.

O Brasil, do ainda invicto Dorival, também tem a sua boa dose de qualidade técnica, mas ainda não é um time. Ainda tem bem pouca organização defensiva, há muito espaço entre os volantes e a defesa, e ao mesmo tempo não se sabe qual é a ideia quando tem a bola. Não ficou clara a intenção de Dorival com Rodrygo pelo meio junto com mais dois pontas.

Suspeito que a ideia seja limpar terreno para a volta do Neymar ao time, mas isso é tema para outra hora. Seja lá qual for a ideia, não funcionou e, forçadamente, Dorival vai mudar.

Com dois cartões evitáveis acumulados, Vini Jr está suspenso e o técnico brasileiro já confirmou a escalação de Endrick. Assim, enfim, teremos centroavante, Rodrygo jogando onde ele gosta e Raphinha (ou Savinho?) na ponta direita.

O jogo tem todo cheiro de nova tragédia na história da Seleção Brasileira, embora ninguém vá se surpreender com uma eliminação nessa noite.

Porém, lembra da história da caixinha de surpresas? Ainda que Dorival tenha cortado o barato do menino Endrick ao interromper a sequência de bons minutos que vinha tendo, é em jogos assim que os grandes nomes do futebol brilham e mostram por que são diferentes.

Quem sabe não é a vez dele?

*Cosplay do maior trio de jogadores da história do futebol mundial.

Sem comentários: