quarta-feira, 3 de março de 2010

Há que ter respeito!

PROVOCAÇÃO Neymar aplicou um chapéu no corintiano
Chicão com o jogo parado. Árbitro José Henrique de Carvalho
 deu amarelo para os dois (Robson Fernandes/AE)
No domingo passado, após a derrota do Corínthians no clássico contra o Santos, o atacante Ronaldo reclamou. Disse aos repórteres, ainda no gramado da Vila Famosa, que a garotada santista havia abusado das firulas, sobretudo após estarem com dois homens a mais. O Fenômeno isentou apenas o excelente Neymar, dizendo que este foi o mais objetivo dos jogadores do Peixe.


Ronaldo, que é um dos maiores atacantes da história, está certo. Há que ter respeito. A atitude dos "Meninos da Vila" foi desrespeitosa. Ora, por que não fizeram a mesma coisa quando o placar ainda estava em branco? Uma coisa é prender a bola no ataque. Outra é a zombaria que se viu no Urbano Caldeira.


Há quem diga que reclamar, em casos assim, é atitude dos brucutus, dos que não têm habilidade. O ex-corintiano Coelho é taxado até hoje de violento, carniceiro, por causa do tranco que deu no então cruzeirense Kerlon, o "Foquinha", quando defendia o Atlético Mineiro. Kerlon ganhou este apelido porque costumava fazer embaixadinhas de cabeça, durante os jogos. Sinceramente, creio que Coelho foi até sutil demais. Afinal, o Foquinha só fazia sua jogada quando os jogos já estavam decididos. Se tratasse apenas de um recurso técnico, por que não usá-lo quando o jogo está difícil?


Não sou a favor da violência, quero deixar bem claro. Concordo que deva haver meios para preservar o craque, que é quem faz o espetáculo. Entretanto, deve-se também haver respeito, que cabe em qualquer lugar e ocasião.


Agora quem reclamou foi Ronaldo, que engrossa o coro dos que não toleram essas gracinhas. Ele, que é o maior artilheiro da história dos Mundiais, não é nenhum cabeça-de-bagre, muito pelo contrário. Quero ver se algum puritano terá peito para chamá-lo de grosso.

Sem comentários: