quarta-feira, 3 de março de 2010

Não passe pela vida

Se alguém me pedisse um conselho, só um, sobre como agir em determinadas situações, seria este: não passe pela vida. Não seja um mero espectador do seu dia-a-dia. Em vez disso, assuma as rédeas. Seja você o ator principal.

Deve ser muito triste alguém chegar ao fim do curso da vida e, após um balanço geral, perceber que não foi feliz, que não viveu plenamente, que apenas passou.

Não existe uma fórmula mágica ou uma regra específica. A única regra é não estabelecer regras. Ser feliz não exige formação superior, doutorado ou qualquer coisa que o valha. Aí talvez esteja o maior erro das pessoas: achar que a felicidade não está nas coisas simples da vida. Um sorvete, o pôr-do-sol, o animalzinho de estimação, a música preferida, o sorriso de uma criança te pedindo colo, o amor. Existe complicação nisso? Claro que não!

Tudo é questão de momento. Somos muito volúveis e a toda hora queremos coisas diferentes. Se está frio, queremos o sol para que possamos ir à praia ou ao clube; se está calor, queremos a chuva para nos refrescar, e nunca estamos satisfeitos.

Não sei se você sabe, mas ficar mal-humorado NÃO resolve as coisas. Sim, é verdade! Em vez disso, torna-nos amargos e ressentidos, e os problemas continuarão lá, onde nós os deixamos.

Não faça do "ganhar dinheiro" a prioridade da sua vida. Caso contrário, você gastará boa parte dele para recuperar a sua saúde. Além do mais, não terá tempo para desfrutá-lo, pois trabalhará cada vez mais para manter seu patrimônio. Trabalhe o suficiente para poder aproveitar a vida. Seja como for, ela é o maior presente que Deus nos deu, e você não faria a desfeita de não cuidar de uma dádiva tão preciosa.


Leve o café da manhã da sua esposa na cama. Leve seus filhos à escola. Leve o cãozinho pra passear. Leve a vida menos a sério. Não fomente seus problemas imaginários, sob pena de torná-los reais. Não perca tempo achando que a vida seria melhor se você tivesse tomado uma decisão diferente. Pode ter certeza: você teria a mesma dúvida.

Procure-se nos olhos do seu amor todos os dias. Enquanto você estiver se vendo no brilho que só tem um olhar feliz, que bom, tá tudo certo! Se não, será hora de refletir e tratar de recolocar o brilho de volta naqueles olhos que te admiram tanto.

Se seguir este singelo conselho e, no momento daquele balanço do fim do ciclo da vida, você chegar à conclusão que foi feliz, parabéns! Você não apenas passou pela vida, mas a viveu plenamente. E poderá deixar, além do legado, o seguinte epitáfio: "Aqui jaz alguém que amou e viveu intensamente e que partiu muito feliz."

6 comentários:

Matheus Lara disse...

sensacional! gosto desses insights sobre a vida! é sempre bom refletir sobre ela, e nosso papel.

Bom post!

Willians disse...

''A felicidade está nas coisas simples.'' Frase clichê, mas é a mais pura verdade

http://bloghothits.blogspot.com/

Gutt e Ariane disse...

Muuuuito bonito, mas infelizmente, pouco aplicável. No campo das idéias e dos ideais, sensacional, mas no dia a dia...
A era do capital, do consumismo exacerbado, das futilidades... a poesia ficou no passado... e com ela, tudo de bom que a Humanidade tinha

Marcos Teixeira disse...

Gutt e Ariane, obrigado pela visita.

Sobre o teor do texto, a visão niilista de vocês é mais um motivo pra dar valor às coisas que realmente valem, as que serão o nosso legado quando partimos.

Avraços lusos.

Carol disse...

Nossa... Acho q esse post foi pra mim...cada palavra, cada lição...sempre q me esquecer do quanto vale a vida, voltarei aqui pra tomar a lição de mora...Obrigada..bjO...

Kah disse...

Veeeeeeeeeeeeery good!

[o fred...]