domingo, 3 de junho de 2012

Risco iminente

Faltando uma semana para o início do Euro 2012, Portugal encerrou seus jogos de preparação. Os adversários foram Macedônia e Turquia, com um saldo desastroso de um empate em branco contra os balcânicos e uma derrota por 3 a 1 para os turcos.

Diferentemente do jogo contra a antiga república da Iugoslávia, quando o futebol apresentado pelos comandados de Paulo Bento foi qualquer coisa próxima do nada, a partida frente aos turcos, em um estádio da Luz lotado, mostrou uma equipa insinuante, jogando verticalmente o tempo todo, buscado o golo, criando hipóteses claras a todo instante, mas que, quase sempre, buscava o inoperante Hugo Almeida no comando de ataque.

Turcos comemoram mais um gol contra Portugal (Reuters)
Portugal não tem tradição de grandes centroavantes. Notadamente, os últimos a envergarem a camisola lusa e que tiveram algum destaque na função foram Pauleta, Nuno Gomes, Helder Postiga e Liédson, este naturalizado e que, há muito, deixou de estar nas contas do "mister" Paulo Bento. Postiga está o grupo, mas nunca se firmou para merecer, indiscutivelmente, um lugar no onze inicial.

Paulo Bento, o técnico de Portugal
Também contribuíram para o insucesso as falhas defensivas individuais que culminaram nos três golos contrários, ora com o guardarredes Rui Patrício, ora com o zagueiro Bruno Alves, ora com Ricardo Costa e Pepe, que deram o terceiro tento para um adversário que sequer disputará a Eurocopa. 

Outro fator determinante para o desáire diante dos turcos foi o pé descalibrado de Cristiano Ronaldo, que chegou a falhar uma grande penalidade quando o placar apontava 2-1, embora tenha mostrado o futebol de alto nível que tem jogado no Real Madrid. E é nele que são depositadas as esperanças de conquistar o troféu que escapou em 2004.

O grupo em que Portugal caiu é o mais forte, com as quatro seleções figurando entre as dez primeiras no ranking da FIFA. Alemanha e Holanda, inclusive, estiveram nas meias-finais da última Copa do Mundo e a Dinamarca encaminhou Portugal para as repescagens do Mundial de 2010 e da própria Eurocopa.

Desde 1996, quando foi eliminada nas quartas-de-finais pela República Tcheca, a Selecção das Cinco Quinas tem passado da primeira fase. Em 2000 caiu nas meias-finais, no Gol de Ouro do gênio francês Zidane. Em 2004, em casa, perdeu a final contra a improvável Grécia, e em 2008 foi desclassificada pela Alemanha, nas quartas.

O risco de quebrar esta escrita, pois, existe, e é bom que os últimos resultados tenham servido para que Paulo Bento encontre um forma de proteger melhor a cidadela lusitana, além de fazer com que um ataque que tem se mostrado tão perdulário desperdice menos oportunidades, de preferência com outro avançado a titular. 

Sem comentários: