segunda-feira, 23 de julho de 2012

Personagem da semana - Elivélton

NR: Mais um colaborador começa a desfilar sua pena pelas linhas deste blog. Toda segunda-feira (se ele não der mancada), uma nova crônica estará à disposição dos leitores. 

*por Raoni David Colpas

Campeão Mundial (1992, com o São Paulo), bicampeão da Libertadores (1992 com o São Paulo e 1997 com o Cruzeiro), campeão brasileiro (1991 com o São Paulo), campeão da Copa do Brasil (1995 com o Corinthians), tetracampeão paulista (91 e 92 com o São Paulo, 95 com o Corinthians e 96 com o Palmeiras), bicampeão mineiro (97 e 98 com o Cruzeiro) e finalista da 11ª Copa Record de Futebol Amador da Liga Sul Mineira. Este é o currículo de Elivélton e se você acha que este último item é menos importante, precisava vê-lo comemorando o gol que garantiu a vaga de seu time na decisão da competição. 

O tal jogo aconteceu neste domingo, quando o experiente Elivélton, aos 40 anos, vestia a camisa 10 do time de Areado que enfrentava o time de Guaranésia, em Guaranésia. Seu time abriu o placar logo com dois minutos e ampliou ainda na metade do primeiro tempo. Elivélton lançou a bola do primeiro gol e contou com as falhas de um zagueiro e um goleiro para ver um companheiro marcar. No segundo lançou linda bola na vertical e viu outro companheiro driblar o zagueiro adversário e cruzar para o segundo gol. Favas contadas, certo? 

Errado. Valente, o time de Guaranésia diminuiu ainda na primeira etapa, inflamando a torcida e deixando o time com condições de reverter o quadro. Na segunda etapa o técnico guaranesiano mexeu bem, o time pressionou demais o adversário e conseguiu o empate por 2 a 2 que levaria a partida para uma prorrogação, onde o time de Areado teria a vantagem de um novo empate, pois em casa empatou por 1 a 1 e fez mais gols fora de casa. 

O resultado persistiu graças às intervenções do goleiro areadense, até que aos 43 minutos Elivélton sofreu falta na entrada da área. Ele mesmo bateu e colocou a bola no ângulo esquerdo do goleiro guaranesiano para agora sim, decretar a vitória da equipe visitante e a vaga na final do campeonato.

Este não foi o primeiro gol decisivo da carreira de Elivélton. Pelo contrário. Canhoto, ele encheu o pé esquerdo para marcar o gol do título corintiano no Campeonato Paulista de 1995. E, ainda mais importante, bateu com o pé direito para marcar o gol do título cruzeirense na Copa Libertadores da América de 1997.

Nem por isso o veterano Elivélton deixou de comemorar muito o seu gol de falta em Guaranésia. Correndo em direção à sua torcida ele vibrou demais, beijou o escudo da camiseta de Areado, mordeu o escudo e vibrou mais um pouco com o gol que colocava seu time na final do campeonato. 

Qual campeonato mesmo? Sim, a Copa Record de Futebol Amador... O que rendeu a dúvida: qual a motivação de um cara multicampeão por times importantes, se entregar tanto e vibrar tanto com um gol em um campeonato amador? A resposta mais simples e objetiva é a paixão pelo futebol. 

Por mais que receba uns trocos para defender o time areadense, somente muito amor ao esporte faria o veterano e vitorioso jogador ir ao fundo marcar e dar carrinho em garotos, ou se indispor em discussões com juiz e adversários, dar bicão para a lateral e pedir desculpas à torcida quase atingida pela bola... 

Só por muito amor ao futebol é possível manter tal chama acesa depois de tantos títulos e representar tantas camisas importantes. Muitos dos atuais jogadores brasileiros precisavam de um pouco mais deste amor pelo esporte, que hoje parece estar apenas no torcedor e por isso, por todo este amor ao futebol, Elivélton merece a homenagem (singela demais, admito) e ser o meu primeiro Personagem da Semana individual neste meu espaço criado a algumas semanas. 

Por falar em amor pelo futebol, parabéns ao time e a torcida de Guaranésia. O time foi guerreiro e a torcida fez linda festa, como jamais havia visto!

*Raoni David Colpas é jornalista, santista e editor do site da Federação Paulista de Futebol.

Sem comentários: