domingo, 19 de maio de 2013

Foi, Corinthians!

*por Vinicius Carrilho
Danilo, um dos símbolos da conquista e autor do gol do título (Miguel Schincariol/AFP)
O Campeonato Paulista chegou ao fim e, pela 27ª vez, a taça teve como destino a Rua São Jorge, nº 777. Uma conquista pequena perto dos últimos resultados do Corinthians, porém enorme para quem já ficou 23 anos com o grito de campeão preso na garganta.

No estadual de 2013, o favoritismo pendia para o lado santista. Sem jogar a Copa Libertadores e apenas com as primeiras fases da Copa do Brasil pela frente, o time da Baixada nutria o objetivo de conquistar um inédito tetracampeonato paulista na era profissional. Porém, Muricy Ramalho teve muitos problemas para encontrar sua formação ideal e ainda contou com um Neymar pouco inspirado em alguns momentos.

A grande verdade é que o Paulistão 2013 premiou o melhor elenco da competição. A diferença dos comandados por Tite para o restante dos escretes paulistas é colossal. Prova disso é que o treinador conseguiu utilizar todo seu elenco durante o torneio e em nenhum momento conviveu com uma ameaça de eliminação precoce.

Agora, o alvinegro foca todas as suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde entra como franco favorito ao hexacampeonato. Peças importantes, como o volante Paulinho, devem seguir seus rumos mundo afora. Outras devem chegar, a fim de manter a espinha dorsal da equipe intacta. Uma reformulação, mais do que necessária, é inevitável e o Corinthians tem feito com maestria tal processo ao longo dos últimos cinco anos.

Quem não deve se reformular é o Campeonato Paulista, que, apesar de mais enxuto, deve continuar com as maçantes 19 rodadas de primeira fase em 2014. A fórmula da competição ainda não está fechada, porém a probabilidade é a de que o formato se mantenha o mesmo, apenas com a eliminação dos jogos de quartas de final. Resumindo: continuará um campeonato cansativo, que interessa apenas para o vencedor.

Porém, encerremos falando de coisa boa: com o título, Adenor Leonardo Bacchi, o Tite, se tornou vencedor de todos os campeonatos que disputou em sua segunda passagem pelo Corinthians. E mais: em todos venceu como gosta, seguindo sua filosofia: “vencer não a qualquer custo. Vencer ao custo de ser melhor!”.

Vai, Corinthians! Vai comemorar seu 27º título paulista!

Maior campeão paulista, Corinthians ergue mais uma taça (Marcos Ribolli/Globoesporte.com)
* Vinicius Carrilho tem 22 anos, é jornalista
morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.

Sem comentários: