quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Um preço alto por ser forte

A força está ligada a muitos significados. Podemos defini-la como alguém que busca vencer na vida, que está doente e precisa melhorar de saúde, fazer esforço físico, dar um chute em uma bola de futebol, arremessar uma bola de beisebol, superar problemas familiares. São inúmeros os assuntos a serem tratados com essa palavra, que mexe tanto com a parte física quanto psicológica.

Porém, a força física pode se adquirir com treinamentos, o ato de levantar peso, praticar algum esporte, cuja consequência é a pessoa realizar algumas das opões citadas no primeiro paragrafo. Mas quero me referir à força psicológica, que vem de dentro, essa sim é a verdadeira guerreira. Sem ela o corpo só é um objetivo comum.

Fato é que o ser humano começa a descobrir sua força interior nos momentos mais difíceis de sua vida, ou melhor, usá-la, porque esta é usada em situações especificas e muitos não sabem o próprio poder que têm.

Certa vez ouvi de uma pessoa a seguinte frase: “Deus não dá uma pedra maior para quem não consegue carregá-la”. Não deixa de ser uma frase interessante e que lá no fundo tem o seu significado. Sempre reflito sobre ela por diversas e diversas vezes. O lado “positivo” é que sim, são poucas as pessoas que conseguem não deixar o pedregulho cair. Apesar dos sérios problemas, pode tombar, mas não cai. A força (mental) que se adquire ao longo do tempo deixa o ser humano mais forte (mentalmente).

Mas e o lado das perguntas? Dos por quês? Esse é um lado negativo ou pode se tornar positivo ao longo do tempo? É difícil dizer. Muitas pessoas exclamam que em tudo na vida existe um porque. Até lá nós vamos aprendendo, sofrendo, superando obstáculos, tentando levar a vida da melhor maneira possível.  

Ao longo do tempo o ser humano pode ir fortalecendo a sua força ou com insistentes problemas perdê-la de uma só vez, e quando isso acontece, o pedregulho cai ladeira abaixo e carrega o homem junto com ele. Usar a força que temos dentro de nós para continuar caminhando é preciso. Mas até onde vai a força psicológica de nós, seres humanos? Existe um limite? A vida acaba cobrando o seu preço lá na frente? Só Deus sabe.

Sem comentários: