quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Para o gasto

FREGUÊS PREFERENCIAL Douglas Costa (à dir) marcou seu segundo gol
pela Seleção Brasileira, o segundo contra o Peru (André Mourão/MoWA Press)
A atuação do Brasil na vitória sobre o Peru, se esteve longe de ser primorosa, não deu espaço para sustos. Tá certo que o adversário é uma piada, o que não permitiu trocadilhos do tipo "o Peru tá começando a crescer", mas o fato é que, mesmo sem lá muita convicção, Dunga pode ter, finalmente, encontrado uma formação equilibrada.

Sem um camisa 9 de ofício trocando cotoveladas na área (e pela falta de jogadores para disputar com o santista Ricardo Oliveira a função), o Brasil jogou com Neymar um pouco mais à frente, mas tendo a companhia de dois jogadores abertos (William e Douglas Costa, o melhor em campo), o que não o sobrecarregou.

No meio, Elias e Renato Augusto aproveitaram o entrosamento que têm no clube e, como não tinha quem marcar, Elias pôde até sair para ajudar na armação, deixando a função de cão de guarda a cargo do Luiz Gustavo, que não foi o ladrão de bolso furado (rouba aqui e perdi ali) que é de costume. Como tudo deu certo até antes do jogo, a expulsão idiota de David Luiz no empate com a Argentina abriu espaço para a entrada de Gil. Se Dunga for minimamente esperto, o cabeludo peladeiro não volta mais ao time titular.

Vale repetir que o adversário não exigiu o mínimo esforço para ser batido e não houve brilho por parte da Seleção, muito também pela atuação abaixo da crítica do – sabe-se lá por quê – capitão. Se Neymar estivesse em um dia normal, a vitória por 3 a 0 seria ainda acachapante.

Resta saber se, em caso de adversários mais duros que o Peru (viva os trocadilhos), Dunga manterá o desenho tático e as funções desempenhadas em campo. Na sua volta ao comando da equipe nacional, ele venceu apenas Peru e Venezuela em partidas oficiais, na Copa América e nas Eliminatórias. E não convenceu em nenhum destes jogos.  

Resta saber também se o próprio Dunga continuará como selecionador. Eu não apostaria um bolinho de bacalhau nisso.

Sem comentários: