terça-feira, 3 de novembro de 2020

Boavista 3 x 0 Benfica - xeque-mate no Bessa


Quem esperava por um passeio à Cidade do Porto com três pontos na bagagem e oito de avanço ao oponente do Norte se enganou. Quem passeou em campo, no fim das contas, foram os enxadrezados de Vasco Seabra, que impuseram uma pesada derrota aos de Jorge Jesus.

Não foi desta vez que JJ igualou seu melhor registro pessoal no arranque da Liga, as seis vitórias que teve ao leme do Sporting. E muito se deve à atuação irreconhecível dos de vermelho, mas em função da teia armada pelo jovem treinador boavisteiro.

Sabendo que Jorge Jesus tem problemas na última linha defensiva, onde conta somente com um dos titulares que começaram a temporada - André Almeida e Grimaldo estão lesionados e Rúben Dias mudou-se para estar às ordens de Guardiola -, Seabra montou sua equipa para pressionar a saída de bola benfiquista e forçar tantos quanto fossem possíveis os erros próximos da área de Vlachodimos. Com tanta disparidade técnica entre os oponentes, somente uma jornada roçando à perfeição de um e desastrosa do outro faria resultar com folga. 

E resultou.

Resultou porque Nuno Tavares tem seríssimos problemas para marcar; porque Gilberto é, por ora, um pedido incompreensível do treinador para a lateral; porque a presença de Taarabt no 11 deixou Gabriel, em noite para ser esquecida, sobrecarregado na marcação. E porque Elis e Angel Gomes foram um tormento para toda a gente benfiquista. Foi dos pés de Gomes que saíram os dois golos dos enxadrezados: primeiro, quando sofreu um pênalti besta de Everton, que ele mesmo converteu em golo; depois, no passe de letra genial que deixou tudo o que vestia vermelho sem ação para encontrar Elis à frente de Vlachodimos para dilatar o marcador. 

Ao fim da primeira parte, um Benfica mansinho tinha finalizado uma única vez, em uma cabeçada de Vertonghen. No mais, um golo anulado de Darwin Núñez por fora-de-jogo quando o nulo ainda estava no placar. E só. O Benfica tinha a bola, mas nunca teve ideias para criar espaços onde Waldschmidt e Darwin poderiam fazer a diferença.

E não adiantou Jesus sacudir a equipe no balneário ou promover três substituições ainda aos 46 minutos: as nulidades Gabriel, Pizzi e Everton foram sacados para as entradas de Weigl, Rafa e Seferovic para fazer frente ao 4-5-1 de Seabra, mas não houve o entendimento necessário para que a posse de bola encarnada se traduzisse em chances de gol. Pior que isso: os dois elementos mais perigosos dos encarnados sucumbiram de vez após o intervalo, havendo, se muito, duas finalizações, uma de Rafa e outra de Darwin.

Pelo lado do Boavista, equipa que começa a receber as feições de seu treinador e deixa de ser um time somente lutador para ele condicionar a partida, venceu pela primeira vez na prova porque sempre esteve por cima, porque não teve resposta à altura e, porque quando Angel Gomes se cansou teve o hondurenho Elis ora aberto para aterrorizar Nuno Tavares, ora para fazer da vida de Diogo Gonçalves, em lugar de Gilberto, um verdadeiro inferno. 

No terceiro do Boavista, Elis puxou fez a parede na intermediária para Paulinho e foi levar os dois centrais benfiquistas para dentro da área o suficiente para desarrumar a defesa para que Hamache chegasse livre, sozinho, sem ninguém para tentar travar o chute que terminou inapelavelmente no ângulo esquerdo de um estático Vlachodimos.

De nada adianta Jorge Jesus reclamar das 31 faltas do Boavista ou a habitual choradeira da News Benfica a apontar o dedo à complacência da arbitragem. Perdeu porque foi pior. Melhor dizendo, não perdeu, foi o Boavista quem venceu. 

E venceu sem dar margem, num autêntico xeque-mate no xadrez do Bessa.

Vlachodimos: espero que não comece a beber para se esquecer de partidas como estas. Com os colegas que têm na defesa, acho importante andar perto do Ody para evitar más ideias; 
Gilberto: deve haver miúdos a ler, então não escreverei o que disse a cada prestação mal conseguida (Diogo Gonçalves: manteve o padrão defensivo do brasileiro); 
Otamendi: chegou a ser desrespeito ao senhor zagueiro ser submetido a estar com os abusados de camisola enxadrezada. O drible da vaca, então, justificaria umas palmadas no traseiro de quem fez;
Vertonghen: deveria levar doces nos meiões para evitar as travessuras dos tipos de xadrez que tentou (?) marcar;
Nuno Tavares: o único Tavares que sobrou lamentou ter sido o último Tavares a ter sobrado;
Gabriel: desta vez nem reclamou por ter saído 
(Weigl: melhorou o nível da equipe. Isso explica muita coisa);
Taarabt: teria errado até o nome, caso perguntassem (Cervi: e não é que estás aqui, Franco? Foi o mesmo que não estar, aliás);
Pizzi: até tu, Pizzi? 
(Rafa: lamento por teres tido 21 adversários em campo);
Everton: perdeu um dente onde o Benfica perdeu a dignidade (Seferovic: que saudade de ter o Carlos Vinícius na equipa para entrar em roubadas como esta, não?) 

Waldschmidt: experimente soltar a bola um bocadinho antes para ver se o Darwin não fica impedido. Ou então aprenda a falar "espera lá, ó, caraças!". Pode ser em Espanhol também.;
Darwin: funciona assim: entre tu e a linha de fundo deve haver ao menos dois dos gajos de camisola diferente da tua. Diferente disto é fora de jogo, pá. Aprenda, ó, caraças!

Sem comentários: