quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Reverenciando os ídolos do passado

Dia desses entrevistei o Senhor Olegário, um tal de Dudu. Você pode se perguntar quem é esse tal Dudu e por que eu faria um texto sobre alguém que a princípio ninguém conhece. Eu respondo. 

Dudu é um senhor pacato, morador do Bairro das Perdizes em São Paulo. Jogou bola, aliás, muita bola. Foi um baita coadjuvante na primeira Academia da Sociedade Esportiva Palmeiras. Era o suporte de um camisa 10 chamado Ademir da Guia, que jogou um pouquinho com o manto palestrino.

Em um dos pontos da entrevista, perguntei sobre o amigo Djalma Santos, que faleceu na última semana. Digo a palavra amigo, afinal, foi isso que o senhor pacato enfatizou.

“Ele jogava muita bola, foi um dos maiores laterais que vi jogar. Isso todos vocês sabem. O que vocês não puderam ver e eu tive a oportunidade de acompanhar foi a amizade e o respeito que esse cara tinha. Um negão daqueles, gente boa demais”, enfatizou o eterno volante do Palmeiras.
 
Dudu e Djalma Santos atuaram juntos por quase cinco anos no Palmeiras e deram continuidade à amizade fora dos campos (Foto: Blog São Lourenço)  
            
Conversamos ainda sobre uma série de fatores. É verdade que eu poderia transcrever essa entrevista inteira aqui e muito do que Dudu falou poderia ficar gravado aqui para sempre. 

O carinho ao falar sobre o Palmeiras, além das lembranças das passagens por Portuguesa e Seleção Brasileira, mostram que o futebol realmente mudou. Talvez tenha-se perdido um pouco do romantismo presente nos dias em que seu Olegário estava em campo.
 
Não troco o mundo frenético que vivemos pelo jeito pacato do Dudu. Admito que queria ter visto um pouco daquele futebol e daquela sociedade. No fundo, só pude abrir um sorriso e saber que estava aprendendo com um grande homem e realizando meu trabalho. 

Encerrei a entrevista e conversei por mais uns 20 minutos com o seu Olegário. Aprendi e soube de mais fatos interessantes. É por isso que eu digo que o jornalismo esportivo aliado ao futebol pode ser uma combinação perfeita.

Entrevista da TV FPF com um dos ídolos da primeira Academia do Palmeiras ( Foto: Arquivo TV FPF)

Sem comentários: