sábado, 7 de setembro de 2013

Tóquio 来ている!

por Vinicius Carrilho**

Doraemon, o popular gato-robô, que será o mascote dos Jogos de Tóquio 

Segundo maior evento esportivo do planeta (ao menos para esse que vos escreve, já que nada chega perto de uma Copa do Mundo), os Jogos Olímpicos já tem destino certo em 2020. Batendo a turca Istambul e a espanhola Madri, que contou até com o apoio do argentino e ídolo catalão Lionel Messi, Tóquio ganhou o direito de pela segunda vez na história receber os melhores atletas do planeta. A primeira aconteceu em 1964.

Exemplo de organização e eficiência, os japoneses terão a oportunidade de mais uma vez mostrar para o mundo do que são capazes. Segundo o comitê local, 4,5 bilhões de dólares já estão separados para a realização de todos os projetos apresentados ao Comitê Olímpico Internacional. A quantia está guardada em um banco desde 2009, quando a cidade foi derrotada pelo Rio de Janeiro na disputa pelo evento de 2016.

Além dos grandiosos estádios e instalações, que em sua maioria serão novos, Tóquio promete uma olimpíada compacta, com pequenas distâncias entre os eventos. Porém, se for necessário um maior deslocamento, a cidade também se destaca pelo eficiente e moderno transporte público já implantado.

Em seu discurso de candidatura, Tsunekazu Takeda, presidente do Comitê Olímpico Japonês, disse: “Vote por Tóquio, e votem por entrega garantida. Votem pela visão global de esporte. Tóquio é o parceiro certo, na hora certa. A cidade que vai entregar, e uma nação que vai apoiar os jogos”. E ele tem razão. Enquanto o Rio de Janeiro, por exemplo, se desdobra para concluir seu projeto olímpico, Tóquio deverá ter tudo pronto em alguns anos e, próximo do grande momento, só precisará melhorar (se é que isso é possível) o que já tem em mãos neste momento.

Um dos maiores momentos dos jogos, a cerimônia de abertura também já é aguardada com ansiedade por todos que simpatizam com o evento. Berço da tecnologia, o Japão deve preparar algo de outro planeta para este momento, quando todos os olhos estarão voltados para seu país.

Ainda faltam cinco anos para a Olimpíada de Tóquio ter início, mas, sabendo da competência do povo japonês, já podemos desde já adiantar que, após a cerimônia de encerramento, estaremos todos boquiabertos, parafraseando um antigo comercial da Toshiba, que dizia: “aaaaah, esses japoneses!”.


*O título, em um nada fluente japonês, quer dizer algo como “Tóquio está chegando!”. Tudo isso, claro, segundo o sempre parceiro Google.

** Vinicius Carrilho tem 22 anos, é jornalista, 
morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.

Sem comentários: