quarta-feira, 30 de setembro de 2015

For the good of the game

CONVERSA FIADA Para o bem do jogo?
Pensando bem, o banimento de Jack Warner da FIFA deve ser visto com reservas. De acordo com o comunicado da entidade, ele cometeu “atos de má conduta de forma contínua”. Também é acusado de receber propina (óóóóó) nos processos que definiram as sedes das Copas de 2010, 2014 e 2018. “Em suas posições como oficial do futebol, ele foi uma peça chave nos esquemas envolvendo a oferta e o recebimento de pagamentos ilegais, bem como outros esquemas envolvendo lavagem de dinheiro e sonegação”, prosseguiu a nota do Conselho de Ética da FIFA, o mesmo  que o baniu, mas já lhe salvou a pele em outras ocasiões, e por denúncias muito mais cabeludas.

Ora muito bem! O trinitário foi um dos presos pelo FBI no congresso da FIFA (o Marin das medalhas também estava lá, se lembram?) Para amenizar um pouco o tamanho da porrada, Warner prometeu colaborar com as investigações, naquele sistema tão familiar a nós, a delação premiada. Aí, amigo, não tem perdão.

Charles Blazer, norte-americano ex-secretário geral da Concacaf quando esta era presidida por Warner, seu parceirão de tramoias, foi banido no início de julho após tornar-se o principal delator do esquema. O glutão Chuck, de 70 anos, foi preso pelo FBI e também caiu na malha fina da receita americana. Aí era escolher entre entregar os parceiros ou ir para a cadeia por até 75 anos. Fácil, né?

Outro expurgado pelo íntegro e arauto da moralidade Comitê de Ética foi o catariano Mohammed Bin Hammam, que presidiu a Federação Asiática de Futebol e foi parceiro de longa data (e de longa ficha) da dupla Blatter/Havelange. Até que resolveu disputar a eleição à presidência da FIFA contra Blatter, em 2011. Com o cofre cheio e com igual disposição para agradar os delegados votantes no pleito, Bin Hammam era uma ameaça real ao império de Blatter à frente do grande negócio futebol. Aí teve sua candidatura impugnada e foi expulso pela ética entidade. "Pelo bem do jogo".

Jack não caiu porque roubou. No mundo secreto da FIFA isso não tem a menor importância. Ele caiu porque foi descoberto. Este foi seu pecado. A FIFA é mafiosa e funciona como tal: admite muita coisa, mas traição, não.

Sem comentários: