quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O purgatório, de novo

Acabou a fase de grupos das Eliminatórias para a Eurocopa de 2012. Das seleções ditas grandes, a única que ainda não se apurou foi Portugal, que conhecerá na quinta-feira seu adversário na repescagem, em sorteio a ser realizado pela UEFA em Cracóvia, na Polônia. _______________
Portugal está no pote 1, dos cabeças-de-série, ao lado de Croácia, Irlanda e República Tcheca. No outro pote estão Bósnia-Herzegovina, Estônia, Montenegro e Turquia.

Qualquer que seja o adversário, Portugal terá que, em primeiro lugar, resolver seus problemas internos, problemas estes que impediram a Selecção das Quinas de apurar-se de forma direta, tendo que passar, pois, novamente pelo purgatório da repescagem.


Começou com a demissão muito mal ajambrada de Carlos Queiroz por causa do episódio em que ele mostrou-se contrário à realização de um exame antidoping promovido pela própria Federação Portuguesa durante a preparação para o Mundial da África. Por causa disso, os lusos debutaram na fase de apuramento sem treinador, conseguindo a proeza de empatar em quatro golos com o Chipre, em casa, e perderam para a Noruega.



Não que eu fosse favorável à manutenção do selecionador após o fiasco da Copa da África, mas o fato é que Portugal perdeu tempo para definir o seu substituto. Chegou o Paulo Bento e o comboio luso voltou aos trilhos, até o desentendimento que culminou com a saída do zagueiro Ricardo Carvalho da equipa.

Antes da crise, com Carvalho e Paulo Bento juntos, foram três vitórias, contra Islândia (3-1), Dinamarca (3-1) e Noruega (1-0). Após o afastamento do jogador do Real Madrid, a fragilidade do sistema defensivo português ficou flagrante nos cinco golos que Portugal tomou nos jogos contra a Islândia e Dinamarca.

Portugal não pode prescindir do Ricardo na zaga. Então eles que se resolvam e esqueçam as rusgas, sob pena de ficarmos de fora, pela primeira vez, da fase final de uma Eurocopa, e que nossos egrégios avós nos guiem à vitória.




Sem comentários: