sábado, 29 de junho de 2013

Desse jeito não dá, "profexô"

Se esse cidadão não foi craque dentro das quatro linhas como lateral-esquerdo defendendo grandes clubes do Brasil, como Flamengo, Internacional e Botafogo, como treinador a história é muito diferente. Largou o futebol precocemente, devido a uma contusão, em 1980.

Formou-se em Educação Física no Rio de Janeiro. Em 1983 resolveu ficar fora das quatro linhas, só que na beira do gramado como treinador do Campo Grande, do Rio de Janeiro. Mas, um convite de um time Capixaba, o Rio Branco, fez com que ele começasse a trilhar a sua história no futebol brasileiro. Resultado: Rio Branco campeão capixaba. Ali tinha um treinador bom de tática e de muita cobrança dentro de campo.

Bom, esse foi o primeiro título dele como treinador. Mas, seria no ano de 1990 que ele ganharia reconhecimento dos apaixonados pelo futebol. Calma, leitores, daqui a pouco eu vou falar o nome dele para aqueles que ainda não descobriram. Enfim, foi nos anos 90 que esse cara ficou conhecido no futebol nacional. Títulos inéditos com o Bragantino: Série B do Campeonato Brasileiro em 1989 e Campeonato Paulista no ano seguinte.

Dali em diante, ele se tornaria o principal treinador brasileiro da época. Por quê? Bom, conquistou seu primeiro título em um clube de destaque em 1993, no estadual, treinando o Palmeiras. Aliás, o titulo que tirou o clube alviverde de uma secura grandiosa, 16 anos sem conquistas. Luxemburgo já havia entrado para a história do Palmeiras. Mas calma, não acabou. No mesmo ano, título do extinto Torneio Rio-São Paulo e do Campeonato Brasileiro.  Em 94, novamente campeão paulista e brasileiro. Nome: Vanderlei Luxemburgo. Status: melhor técnico do Brasil.

Sua segunda passagem pelo Palmeiras não seria diferente. Em 1996, Luxemburgo levou o elenco a mais um título paulista. Para quem não se lembra, esse estadual ficou marcado pelos mais de 100 gols anotados pela equipe alviverde. Já em 1997, Vanderlei Luxemburgo trocou o Palmeiras pelo Santos e conseguiu mais um título Rio-São Paulo para a caderneta.

Vanderlei Luxemburgo chamava a atenção pela sua eficiência em organizar taticamente a equipe, fazer substituições certeiras, que faziam a diferença na partida e que mudavam o placar do jogo. Pois bem, agora que todos sabem como foi o inicio de carreira desse treinador, serei breve nos outros títulos conquistados pelo mesmo: Corinthians – Campeonato Brasileiro (1998), Campeonato Paulista (2001); Seleção Brasileira – Copa América (1999) - o primeiro ápice na carreira de Vanderlei Luxemburgo; Cruzeiro – Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro (2003); Santos – Campeonato Brasileiro (2004), Campeonato Paulista (2006 e 2007); Palmeiras – Campeonato Paulista (2008); Atlético Mineiro – Campeonato Mineiro (2010) e Flamengo -  Campeonato Carioca (2011).

Contudo, parece que a trajetória no futebol não vem fazendo a diferença para o “profexô”, afinal, por onde tem passado nos últimos anos, vem tendo problemas com elenco e diretoria. Não tem sido feliz em organizações táticas, substituições eficazes e sempre bate boca com profissionais da imprensa. Está virando apenas um treinador com um vasto currículo,  mas que está perdendo toda a sua credibilidade. Não à toa, hoje foi demitido de mais um clube, o Grêmio, uniformizado e pronto para treinar os jogadores. Motivo: desgaste entre diretoria e treinador, segundo o presidente do Grêmio, Fabio Koff.

                            Luxemburgo é demitido mais uma vez (Foto: Ricardo Rímoli/LANCE!Press)

Novos treinadores estão surgindo com táticas que vêm fazendo a diferença, Luxemburgo parece ter ficado para trás, não vem fazendo nada de diferente. E nós, amantes do futebol, sabemos que o futebol não para, vem um jogador ou treinador diferente e disposto a fazer história a cada ano. Ah! Eu comentei sobre o primeiro ápice de Vanderlei Luxemburgo, o segundo foi treinar o Real Madri, em 2005. 

Sem comentários: