sábado, 15 de junho de 2013

Mais que vinte centavos

Este blog é contra qualquer manifestação que acabe em violência, independentemente do meio ou motivo. No entanto, o que aconteceu na última quinta-feira, em São Paulo, foge completamente do tolerado até por pessoas como o editor, taxadas de reacionárias, digamos assim, muitas vezes por quem sequer sabe o significado do termo. A pancadaria partiu de quem deveria zelar pela ordem pública, que não estava ameaçada até o momento em que a polícia resolveu agir.

Há muito tempo não se via uma manifestação tão espontânea, que tenha partido da iniciativa popular. Qualquer que seja o motivo, o direito pelo manifesto é sagrado e inalienável. Já passou da hora da grande imprensa perceber que a bandeira foi levantada não por um bando de moleques de classe-média desocupados (mesmo que alguns sejam) por causa de R$ 0,20. É mais que isso.

É pelo dinheiro público jorrando pelo ladrão (e pelos ladrões) para obras e ações de cunho populista, como os estádios para a Copa e tudo o que cerca o evento, enquanto o que deveria ser provido pelo Estado, como saúde, educação e segurança, não encontra o subsídio necessário para tal. Vai ver é porque essas necessidades não nos causam a sensação de bem-estar e, consequentemente, transformam-na em voto.

Quebrar paradigmas, alterar o status quo e subverter a ordem das coisas dá trabalho e, quase sempre, vai de encontro aos interesses de quem é agraciado pelas benesses do que está estabelecido. Basta saber até onde vão essas ações (finalmente) populares. Que continuem sem ideologias ou bandeiras políticas. A única bandeira deve ser a do povo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os empresários bancam a campanha do PT em SP, O PT ganha a eleição, O PT dá uma rasteira nos empresários e aumenta o valor da passagem, ora pois, para o trabalhador continua sendo descontados 8% dos vencimentos, os empresários se aliam aos partidos radicais, os partidos excitam a massa dominada, a massa dominada vai para as ruas e não sabe nem o que tá pedindo! Mobilização burra e sem comando = baderna e pancadaria, nem tão simples assim, mas é assim mesmo.