quarta-feira, 24 de abril de 2013

É preciso ir ao mercado. O problema é: quem comprar?

*por Fábio Preccaro

A qualidade do meia-atacante Mario Götze é inquestionável. Sua importância dentro do Borussia Dortmund está no mesmo patamar. Até por isso, o clube precisará buscar algum reforço de peso no mercado de transferências.

O técnico Jürgen Klopp tem como opção, dentro do elenco, os seguintes atletas: Großkreutz: meia, que foi titular nos títulos da Bundesliga e da Copa da Alemanha. Atua no lado esquerdo do campo (onde Marco Reus arrebenta); Leitner e Leonardo Bittencourt: ainda precisam de rodagem para serem titulares da equipe, mesmo que ambos já tenham mostrado que têm futuro.

Götze é um meia de habilidade e velocidade que chega muito bem ao ataque. Com características parecidas, o brasileiro Diego, do Wolfsburg, seria uma ótima opção, uma vez que está mais do que adaptado ao futebol alemão (vide suas temporadas nos Lobos e no Werder Bremen). Pelo valor gasto pelo Bayern de Munique na contratação do camisa 10, acredito que dinheiro não será problema para o BVB.

Se falamos de jogadores de qualidade, devemos citar Nico Gaitán, do Benfica. Com apenas 25 anos, o argentino canhoto também mescla rapidez com habilidade. Porém, com o provável título da equipe lisboeta, o presidente Luís Filipe Vieira não deve liberá-lo por menos de 30 milhões de euros.

Na última temporada, a equipe do Vale do Ruhr perdeu o japonês Kagawa para o Manchester United. Na Inglaterra ele ainda não conquistou seu espaço. Talvez fosse uma boa tentar trazê-lo de volta. Uma aposta seria o jovem Isco, do Málaga, que já provou sua qualidade, ou Beñat, do Bétis, mais experiente, porém que ainda não teve chance em um clube que briga por títulos.

Caso Klopp prefira não buscar um atleta para a mesma posição de Gotzinho (apelido em referência a Ronaldinho), o BVB poderia atuar com dois atacantes. Além de Lewandowski ser a referência, alguém poderia ser o segundo homem da frente. Nomes? Rodrigo, do Benfica, Diego Costa, do Atlético de Madrid, ou Schurrle, do Bayer Leverkusen.

Tem mais alguma ideia para a reposição de Götze? Comente!

*Fábio Preccaro tem 22 anos, é estudante de Jornalismo,
é fã do futebol do Velho Continente, dos Raimundos,
do Bad Religion e da Luíza.

Sem comentários: