terça-feira, 13 de novembro de 2012

Cinco motivos para consolar o torcedor palmeirense

Vou usar este breve relato como uma forma de tentar consolar o torcedor palmeirense que tanto sofre com essa situação deplorável a qual o clube se encontra. Erros aconteceram, problemas pequenos ganharam uma dimensão do tamanho do mundo, mas afinal porque não olhar com um pouco de otimismo para tudo isso?

1-Gilson Kleina

Saiu da Ponte Preta onde tinha estabilidade e resolveu encarar a bomba do Palestra Itália que está prestes a explodir. Soltou o time, investiu em peças que não haviam sido utilizadas por Felipão e deu ao torcedor alguma esperança nesse momento difícil. Não devemos esquecer que se concretizado o rebaixamento, Kleina já conhece da divisão e pode ser muito útil para colocar o clube na elite do futebol brasileiro em 2014 (ano do centenário do Palmeiras).

2-Categoria de Base

Criticada por boa parte dos treinadores que nos últimos tempos passaram pela SEP, as categorias de base renderam frutos nesse momento de dificuldade. Dela saíram João Denoni e Patrick Vieira, dois dos mais bem falados dentre as promessas. O último assumiu um posto que era ocupado por dois medalhões que vem deixando a desejar há muito tempo: Daniel Carvalho e Valdivia. Vieira entrou, se entregou e deu mais ofensividade ao setor de frente palestrino. Evidente que é cedo projetar algo, mas ambos demonstraram qualidade e respeito pelo clube.

3-Wesley

Veio a peso de ouro, jogador mais caro da temporada e não teve tempo algum de demonstrar o valor do investimento. Contundiu-se e sua volta era prevista apenas para 2013. O esforço na recuperação e a boa vontade de ajudar os companheiros no caos que o time se encontra só me fazem pensar que este é mais um dos jogadores que respeitam essa camisa quase centenária.

4-Hernán Barcos

Um retrato contrário da situação. Chegou, mostrou personalidade, driblou desconfianças e conquistou a torcida. Sem dúvidas é um dos poucos que sairá ileso a qualquer tipo de critica. A entrega nos jogos é um dos fatores que ainda o fizeram ser convocado para a seleção argentina. De quebra, o hermano ainda vence um script de endeusamento de palmeirenses por certos jogadores por falta de ídolos de verdade, casos de Kleber e Valdivia. Barcos não declara amor eterno ou vive de provocar rivais. Ele chega, joga e a acima de tudo, respeita a camisa que está usando.

5-Copa Libertadores

Time que tem a perspectiva de investimento somente ligada à disputa de uma competição como a Libertadores não merece e normalmente não conquista muita coisa. No caso do Palmeiras em 2013, talvez jogar essa Copa dê projeção e condição de conseguir atletas de qualidade. Disputar a Série B já faz do Verdão uma quinta, sexta, sétima opção para a maioria dos atletas disponíveis, porém a possibilidade de ganhar e sabendo das boas campanhas palmeirenses no torneio podem tirar um pouco desses pensamentos dos atletas.

Pense positivo, torcedor. Sofrer é algo negativo, mas pense que para todo problema existe solução. Podia ter escrito os zilhões de motivos que fizeram o Palmeiras cair, mas não havia a necessidade. 2013 vem aí e o saudosismo do futebol não pode acabar.

Sem comentários: