domingo, 18 de novembro de 2012

O Mundial de Clubes é logo Ahly


* por Vinícius Carrilho

Já é conhecido o representante da África no Mundial de Clubes de 2012. Jogando na Tunísia, o Al Ahly, do Egito, bateu o Espérance por 2 a 1 e carimbou seu passaporte para o Japão. No primeiro jogo, as duas equipes haviam empatado por 1 a 1.

Os Egípcios dominaram a partida e não deram chances para o Espérance. O primeiro gol saiu em uma jogada pelo lado esquerdo. El Sayed Hamdi invadiu a área e tocou para o meio, onde   Mohamed Geddo chegou batendo. No segundo, Walid Soliman roubou a bola no meio-campo, tabelou na esquerda e, após chapelar o zagueiro, bateu de pé esquerdo, estufando a rede. No final, Yannick N’Djeng, após receber livre de marcação no meio, diminuiu para o Espérance, mas não havia tempo para mais nada. 

Classificado para o mundial, o Al Ahly espera a definição do jogo 1, que será disputado entre o campeão japonês e o Auckland City, da Nova Zelândia. O vencedor deste confronto enfrenta o Corinthians na semifinal.

Jogando em um esquema 3-5-2, o Al Ahly não esbanja um futebol muito habilidoso, mas mostra-se disciplinado taticamente. Os alas apoiam muito o ataque, enquanto os volantes ficam postados no sistema defensivo, ajudando os zagueiros.

Com dois atacantes fixos, o time do Egito tem como principal jogada a velocidade nas laterais, majoritariamente na esquerda. Boa parte do jogo acontece naquele setor. Passes rápidos também parece ser uma arma da equipe.

Por atacar muito pelas laterais, o sistema defensivo pelas pontas acaba ficando exposto e torna-se o ponto fraco da equipe. Durante a final da CAF Champions League, as melhores jogadas do Espérance nasceram pelo lado do campo, principalmente com bolas na área.

Com a maioria de jogadores locais, o Al Ahly conta ainda com um brasileiro. Trata-se do atacante Fábio Júnior, de 30 anos, que teve passagens por Internacional, Vasco, Sport e Campinense. Pouco utilizado, parece não estar em seu melhor momento da carreira, figurando entre os reservas.

Restando pouco menos de um mês para a estreia do Corinthians no Mundial de Clubes, o time do Parque São Jorge já conhece dois, dos três possíveis adversários na primeira partida. Resta apenas ser definido quem será o representante local do torneio.

* Vinicius Carrilho tem 21 anos, é estudante (quase formado) 
de Jornalismo, morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.


Sem comentários: