terça-feira, 13 de novembro de 2012

Só pode ser desmotivação



* por Fábio Preccaro
Muitos sabem que o Campeonato Alemão é dominado pelo Bayern de Munique, detentor de incríveis 22 títulos. Tanto é que quando outra equipe vence a Bundesliga, difícil fica imaginar que os Bávaros não retomem o troféu. Quando esse outro clube vence por duas vezes seguidas, aí as apostas ficam ainda mais nos ‘Vermelhos’.
E isso acontece na atual temporada. Depois do bicampeonato do Borussia Dortmund, o Bayern vem fazendo uma campanha esplendorosa. Em 11 jogos, o time do técnico Jupp Heynckes conquistou 10 vitórias e ficou apenas uma rodada sem conquistar pontos. Então são 30 pontos somados, com 32 gols feitos e apenas 4 sofridos.
Para se ter uma ideia da campanha do clube da Baviera, o segundo colocado Schalke 04 tem 23 pontos, enquanto o Borussia Dortmund segura a modesta (elenco bicampeão que não sofreu desmanche, o que é praxe destas equipes que tiram o Bayern da ponta da tabela) 4ª colocação com 19 pontos.
Falando do atual detentor da Salva de Prata, a impressão que dá é que não existe mais a mesma motivação de antes para renovar o título nacional. Fazendo partidas frias, como se viu no empate sem gols diante do Stuttgart, em casa, o time amarelo e preto dá a entender que busca apenas uma vaga na próxima edição da EUFA Champions League.
Por ter mantido a base do elenco desde a conquista da temporada 10/11 (Weidenfeller; Piszczek, Hummels, Subotic, Schmelzer; Gundogan (substituiu Sahin, mas já estava no elenco), Kehl, Gotze, Großkreutz ou Kuba e Reus (chegou nesta temporada para o lugar de Kagawa); Lewandowski), muitos jogadores podem estar desmotivados, já que muitas propostas foram recusadas para que fosse feita uma campanha decente na Liga dos Campeões.
Porém, essa desmotivação é vista apenas na disputa da Bundesliga. No torneio da UEFA, o BVB divide o Grupo D com Real Madrid, Manchester City e Ajax e vem liderando a chave com 8 pontos. Claro que a ponta da chave não mostra muita coisa, já que o Chelsea, apresentando um futebol feio, é o atual campeão europeu. Quem acompanhou, principalmente os jogos frente aos Merengues e aos Citzens, viu que o estilo de jogo ofensivo do time, mesclado com a vontade e a grande qualidade do elenco faz com que o Borussia pense em ir longe no torneio, e quem sabe repetir o feito da temporada 96/97, onde foi campeão (com o que vem jogando, não me surpreende vê-los no próximo Mundial de Clubes).
Se no torneio continental o time enche os olhos de torcedores e jornalistas, porque não faz o mesmo na liga alemã? Voltamos ao assunto desmotivação. Feito ‘a conta com direito a prova real’ na Alemanha, os atletas do Borussia demonstraram, nos campeonatos caseiros, que são jogadores capazes de defenderem grandes clubes. Porém, a certeza que falta dessa capacidade fica em torno dos torneios internacionais. Talvez por isso o time do técnico Jurgen Klopp voa na Champions e joga para o gasto na Bundesliga.
TALVEZ seja a hora de iniciar um planejamento acerca da reformulação no elenco. Com a venda de três jogadores caros (o mais especulados são Hummels, Gotze e Lewandowski), o clube teria condições de trazer jogadores da mesma qualidade dos citados e que trariam uma ‘energia nova’ ao grupo de jogadores, fazendo o Borussia Dortmund empenhar-se em conquistar outra dobradinha (Liga e Copa nacional).
Curiosidades
A última vez que um clube, que não o Bayern de Munique, conquistou dois títulos seguidos da Bundesliga foi o próprio Borussia Dortmund nas temporadas 1994/1995 e 1995/1996.
Também sem contar o time da Baviera e a temporada passada, o último clube a conquistar uma dobradinha na Alemanha foi o Werder Bremen em 2003/2004, no timaço do técnico Thomas Schaff que tinha zagueiro Valeri Ismael em grande fase, os meias Micoud e Borowski voando, além dos atacantes Ailton, que andava marcando gol a rodo, e Ivan Klasnic em ótima forma.
* Fábio Preccaro tem 22 anos, estudante de Jornalismo, é fá do futebol do Velho Continente, dos Raimundos, do Bad Religion e da Luiza. 

Sem comentários: