sábado, 17 de novembro de 2012

O emocionante final da J-League e a biribinha de Hiroshima


* por Vinicius Carrilho

A antepenúltima rodada da J-League foi disputada e a briga pelo título ficou ainda mais acirrada. Fora de casa, o Sanfrecce Hiroshima visitou o Urawa Reds e não viu a cor da bola, perdendo por 2 a 0. A equipe só manteve a liderança graças ao Vegalta Sendai, que visitou o Kashima Antlers, chegou a abrir 3 a 1 no placar e nos minutos finais acabou levando o empate.

Mais emocionante do que nunca, a J-League parte para as suas duas rodadas finais com o Sanfrecce Hiroshima na liderança, com 58 pontos, seguido do Vegalta Sendai , com 57. Na parte baixa da tabela, o Albirex Niigata está praticamente rebaixado, com 34 pontos. Já o Gamba Osaka, primeiro dentro da degola, soma 37, podendo chegar aos 43 pontos, mesmo número do Júbilo Iwata, 11º colocado.

Como o campeão japonês tem vaga garantida no Mundial de Clubes da FIFA, em dezembro, e pode cruzar o caminho do Corinthians, uma breve análise do líder do campeonato, que teve sua partida televisionada ao vivo para o Brasil, foi feita.

O Sanfrecce Hiroshima é uma equipe difícil de descrever. Ela tem uma desorganização que provavelmente apenas seu treinador é capaz de entender. Quando defende, duas linhas de quatro, que facilmente viram uma de oito, são formadas. Para atacar, os laterais se tornam alas e um volante fica guardando o sistema defensivo, transformando o time em um estranho 3-2-2-2-1. 

Com a bola nos pés, os dois zagueiros ficam postados na área e o volante recua, se transformando em mais um defensor. Dois jogadores ficam responsáveis pelo setor de meio-campo, alimentando os dois alas, antes laterais, que avançam até a posição dos pontas, sempre preparados para alçar uma bola na área.

Ofensivamente, a jogada do Hiroshima é apenas uma: bola em Hisato Sato, artilheiro do campeonato e estrela da equipe. Seja via ligação direta da zaga; pelo meio-campo, principalmente com o camisa 7, Koji Morisaki; ou pelos pontas, o camisa 11 é sempre procurado. Os pontas, aliás, parecem ser o melhor setor da equipe. Pela esquerda atua Shimizu, que mesmo pouco acionado consegue levar perigo com seus dribles curtos e bolas levantadas na área. Já pela direita, a criação fica por conta do croata Mikic. Grandalhão, não é detentor de grande habilidade, porém sabe usar sua velocidade e porte físico.

Defensivamente, o Sanfrecce Hiroshima é uma verdadeira tragédia. O xerife da zaga é o camisa 5, Chiba. Com pouco mais de 1,80m, alterna momentos de grandes jogadas e lances bizarros, como o carrinho que permitiu o segundo gol do Urawa. Porém, claramente o jogador mais fraco do setor é o camisa 4, Mizumoto. Em meio ao esquema estranho que adota seu time, ora o jogador é lateral-esquerdo, ora é zagueiro central. O concreto é que o atleta não é daqueles que chamam a bola de “meu bem”, como diziam os mais antigos. Por isso, a jogada de desafogo de seus companheiros sempre acontece pelo lado direito.

Na bola parada, o time também parece não causar muito temor aos seus adversários. Chiba e Mizumoto sempre sobem ao ataque e esperam uma boa cobrança de Koji Morisaki, que mostra ser bom neste fundamento. Em faltas na lateral do campo, a equipe apresentou uma jogada combinada, já que “ensaiada” seria um termo muito forte. A bola é erguida na ponta da área e encontra Chiba, que cabeceia para o meio. Nada demais para os padrões normais, mas um grande avanço para este time.

Infrações, aliás, é algo que o líder do campeonato parece entender. O time claramente busca pressionar seu adversário no meio-campo, porém não parece ter vergonha de utilizar faltas duras como forma de parar jogadas, algo incomum no disciplinado modo japonês de jogar futebol. Não por acaso, o jogo contra o Urawa foi marcado por alguns empurrões e até um bate-boca envolvendo o camisa 10 do Red Diamonds, o brasileiro Márcio Richardes.

Em linhas gerais, o Sanfrecce Hiroshima, bem como o Vegalta Sendai, não deve causar problemas no campeonato mundial. Chega a surpreender ver a equipe na liderança da competição, mesmo com um sistema defensivo assustador e uma desorganização tática imensa. No futebol, um adversário nunca deve ser desprezado, mas o Sanfrecce não parece passar de uma singela biribinha de Hiroshima.

* Vinicius Carrilho tem 21 anos, é estudante (quase formado) 
de Jornalismo, morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.

Sem comentários: