domingo, 11 de novembro de 2012

Dois times para inglês ver


*por Vinicius Carrilho

Na manhã deste sábado, o Mundial de Clubes da FIFA, que será disputado em dezembro, no Japão, teve seu primeiro confronto confirmado. Tudo porque o Ulsan Hyundai, da Coreia do Sul, venceu o Al Ahli, da Arábia Saudita, por 3 a 0, conquistando a Liga dos Campeões Asiáticos.

Com a vaga garantida no torneio que reúne os melhores times do mundo, o Ulsan Hyundai agora se prepara para a partida do dia 09 de dezembro, em Toyota, diante do Monterrey, do México. A partida vale vaga na semifinal do torneio, onde o vencedor irá encarar o Chelsea, da Inglaterra. O jogo acontecerá em Yokohama, palco da grande final.

Diz uma velha frase que “o jogo é jogado e o lambari é pescado”, assim como outro ditado crava que “o futebol é uma caixinha de surpresas”. Falar sobre favoritismo sempre é algo perigoso, porém, analisando os elencos das duas equipes, o Monterrey parece ser o time mais próximo da semifinal.

Entre os sul-coreanos de Ulsan, dois brasileiros figuram no elenco. Um deles é o atacante Maranhão,  de 28 anos, que teve passagens por Sertãozinho, Comercial, Marília, além de times do Japão. No torneio continental o jogador foi reserva na maior parte do tempo, jogando seis partidas na condição de suplente utilizado e mais duas como titular. Sua contribuição para a conquista foi de dois gols.

Outro brasileiro é o também atacante Rafinha, de 25 anos. No Brasil, o jogador atuou pelo Nacional (SP) e o Paulista. Fora do país, jogou em três times do Japão. Na Liga dos Campeões Asiáticos, começou a atuar pelo  Ulsan Hyundai no meio da competição, porém teve contribuição significativa na campanha. Em cinco jogos, todos como titular, balançou a rede cinco vezes.

No mais, a equipe da Coreia do Sul é formada por jogadores locais e o colombiano Estiven Vélez, de 30 anos, que atuou no Atlético Nacional por três anos. Defensor, foi titular absoluto em todos os jogos da competição continental, marcando um gol.

Já no time mexicano, nomes conhecidos são mais comuns. Além de jogadores locais, como o atacante Aldo De Nigris, a equipe conta com os argentinos José María Basanta, Neri Cardozo e César Delgado, além do equatoriano Walter Ayoví.

Porém, o estrangeiro mais famoso e principal estrela da equipe é o excelente atacante chileno Humberto Suazo. Aos 31 anos e desde a temporada 2007/2008 como jogador do Monterrey, com apenas uma pausa na temporada 2009/2010, quando foi emprestado para o Zaragoza, da Espanha, o jogador é o grande ídolo da torcida e maior ameaça para os adversários.  Na campanha que garantiu o título da CONCACAF, temporada 2011/2012, foi o artilheiro da competição, com sete gols. Na edição desta temporada, em três jogos já balançou a rede três vezes.

No papel, o time mexicano parece ser muito melhor que o sul-coreano, principalmente por conta de Suazo, o chileno artilheiro. Muitos indicam que a equipe mexicana pode até fazer frente ao Chelsea, tirando pela primeira vez um europeu da grande final. Porém, o futebol é imprevisível e a única certeza é a de que estes são dois times que os ingleses precisam ver.

* Vinicius Carrilho tem 21 anos, é estudante (quase formado) 
de Jornalismo, morador de Osasco e gostaria de ganhar a vida 
fazendo humor, mas escreve melhor do que conta piadas.

Sem comentários: