quinta-feira, 19 de agosto de 2010

O Canindé e a Copa



Na semana passada a Portuguesa completou 90 anos de existência. Durante as festividades, que começaram no sábado, 14, e irão se estender até o próximo dia 21, um fato chamou a atenção de toda a crônica esportiva: o presidente Mané da Lupa oficializou a intenção da Lusa em fazer do Canindé a sede paulista da Copa do Mundo de 2014.

Até ai, apenas uma espécie de Protocolo de Intenção. O presidente apresentou o projeto, que foi aceito pelas autoridades paulistanas presentes, e o nosso templo passou a ser uma das opções não só para os jogos da Copa, como também para a abertura do evento.

Uma coisa, porém, me aborreceu um bocadinho. Alguns membros da imprensa ridicularizaram a iniciativa rubro-verde, como se não tivéssemos o direito e nem condições para tal. Curioso é que os mesmo elementos defendem o Morumbi, o Palestra Itália e até a construção do "Piritubão", que cairia no colo do Corinthians, para o torneio.

Aí eu, singelamente, pergunto: por que não? A FIFA vetou o projeto "econômico" apresentado pelo São Paulo como alternativa ao primeiro, que foi aprovado, mas que não teve as garantias financeiras necessárias; contra a Arena Palestra pesa o fato de o estádio ficar numa área residencial, sem contar a dificuldade para que se construa um estacionamento; já a terceira hipótese, bem, melhor nem comentar.

Saibam os galhofeiros que o Dr. Osvaldo Teixeira Duarte é o estádio de futebol mais bem localizado de São Paulo. Conta com duas estações de metrô - Portuguesa-Tietê e Armênia - praticamente na porta, dispõe de ligação direta com os Aeroportos de Cumbica e Congonhas, que são as duas marginais, ampla rede hoteleira nas proximidades e espaço no próprio clube para fazer um estacionamento que comporte o proporcional a 10% da capacidade do estádio, como determina o Caderno de Encargos da entida máxima do futebol. Além de que os parceiros que a Portuguesa tem, segundo da Lupa, garantiriam a execução da obra sem a necessidade de entrar dinheiro público na parada (embora eu não acredite nenhum pouco nisto).

É bom deixar claro que sempre fui contrário à realização de eventos deste porte em países como o nosso, que têm outras prioridades, mas já que não tem mais jeito, que tiremos partido da ocasião. Mesmo porque, ao contrário de estádios como o do Pantanal e da Amazônia, a nova casa da Lusa não será um elefante branco, tampouco rubro-verde.

Imagem: Portal Ig

Maradona na Seleção Americana?

*por Thiago Albino


Há rumores de que o ex-técnico da Seleção Argentina, Diego Armando Maradona, possa assumir o comando da seleção norte-americana. Tudo porque o atual técnico Bob Bradley estaria de saída para assumir o Aston Villa, da Inglaterra.

Apesar de o argentino ter se oferecido para treinar o mesmo clube inglês, as conversas não avançaram. Sendo assim, El Pibe continua desempregado.

Segundo o empresário do ex-craque argentino, Walter Soriano, Maradona está conversando com alguns times europeus, mas nada de concreto, ainda.

Só para lembrar: Maradona não conseguiu levar a Seleção Argentina à final da Copa do Mundo, contando com estrelas como Messi, Tevez, Diego Milito e companhia. Caso se confirme, será que "Dieguito" conseguirá desempenhar um bom comando à frente da equipe norte-americana? É esperar para ver até onde vai essa novela. .

Thiago Albino, 19 anos, estudante de jornalismo.

Mais um Galactico

*por Thiago Albino

O Real Madrid anunciou nesta terça-feira a contratação do meia-atacante Mesut Özil, do Werder Bremen. O jogador de 21 anos, de origem turca e naturalizado alemão, foi umas das revelações da seleção alemã na Copa do Mundo da África do Sul.
.
Restando apenas um ano de contrato com o astro, o clube alemão não conseguiu segurar sua joia. Os espanhóis pagaram cerca de 15 milhões de euros (R$33,8 milhões) pelo jogador, que assinou por seis temporadas com o time de José Mourinho.
.
As negociações com o jogador ganharam fôlego devido a aproximação da estreia do Werber Bremen na Liga dos Campeões. Caso Özil participasse do jogo, não poderia mais jogar a Liga pelo clube espanhol.

Além do Real Madrid, o Barcelona, principal rival do time merengue, também se interessou pela jovem revelação da seleção alemã. Porém, em sua primeira entrevista coletiva, Özil falou que sempre desejou jogar na "melhor equipe do mundo".

O argentino Jorge Valdano, diretor-geral do Real Madrid, disse que o meia alemão é a "última contratação para a temporada 2010/2011", e que "se montou um bom time para os campeonatos que o time disputará neste ano".

Thiago Albino, 19 anos, é estudante de Jornalismo.

Mais um colaborador

A partir de hoje o Bola de Bigode conta com mais um colaborador. Trata-se de Thiago Albino, estudante de Jornalismo como este que vos escreve, que trará algumas novidades sobre o redondo mundo da bola. Assim, ele se junta ao Professor Humberto Pereira da Silva e nos ajudará a enriquecer este humilde veículo de opinião e, agora, informação.
.
PS.: Estou tentando trazer para cá um olhar feminino. Se ela topar (irá), teremos uma visão um pouco mais detalhista e delicada do mundo. Basta de marmanjos de queixos ásperos e aspecto pouco amigável!